Imagem capa - Bolo de Casamento - Formatos e Decorações por Estilo Vintage Decoração
Bolos e doces

Bolo de Casamento - Formatos e Decorações

Um dos momento que fazem parte de nossa rotina ao final de cada montagem é aguardar a chegada do bolo, e claro, ficamos encantados cada vez que recebemos o fornecedor com o queridinho. Existem tantos modelos e acabamentos para bolos que é impossível dizer qual é nosso favorito. 


Consideramos o bolo de casamento parte integrante da decoração. Um dos espaços mais desejados de um casamento é a mesa de doces e isso não se dá apenas por serem os doces, mas sim, por ali estarem em perfeita harmonia as flores, móveis, doces e bolo. 


O bolo é peça fundamental em um casamento, tanto por seu lindo significado - a primeira partilha do casal - como pelos os olhares curiosos para saber como é e o quão gostoso deve ser seu sabor. Então, como sempre comentamos por aqui, tenha cuidado na escolha de seu bolo. Pense com carinho no sabor, na leveza, na delicadeza com que ele se apresentará e qual será o acabamento que você deseja apresentar. 




Bolo: Ollie Cake - Foto: Estudio Reversa Seja ele Naked Cake ou com pasta americana, cabe pensar em ter elementos que agradem o casal.


Se  seu casamento for durante o dia e no campo, pensar em ter elementos  como frutas traz um detalhe harmônico e com frescor para o acabamento.


Neste modelo vemos o Naked Cake com acabamento espatulado (que dá essa cobertura maior à massa do bolo) com um lindo acabamento de chocolate fluindo sobre as camadas.


Bolo: Ollie Cake - Foto: Estúdio Reversa





E por que não ter um grande bolo com um belo acabamento?

Nesta composição gostamos de tê-lo bem clássico com pasta americana e lindas flores de açúcar. 


Você pode optar por subir com as alturas e ter uma bela base de bolo dourada ou de prata, que deixa este bolo ainda mais impecável. 


Neste caso, a noiva optou por algo que tem se tornado comum: um bolo fake todo elaborado com pasta biscuit desde as flores aos acabamentos. 





Foto: Thiago e Camila





Além da estética, pense no sabor ou sabores que seu bolo terá. Lembrem-se de escolher sabores que vocês gostem mas que também irão agradar aos convidados. 


Levem em consideração a época do ano em que será realizada a recepção, pois as próprias estações nos levam a fazer escolhas específicas.. 


No verão por exemplo é muito comum termos sabores leves e cítricos. Frutas sempre caem muito bem  para compor este acabamento mais desconstruído.  







Foto: Carol Costa




"Ah! Eu não quero ter um bolo alto." Você pode optar por ter vários bolos espalhados ou agrupados em sua mesa de doces. Nesta hora também vale pensar em mais de uma opção de recheio


O bolo da foto foi escolhido pela noiva para ter mais de um recheio e conter este acabamento espatulado.

Nossa florista elaborou o acabamento mantendo as cores e formas que já havíamos utilizado em todo o projeto floral da decoração.



Bolo: Atelier Cristina Kasemodel - Foto: Cadeira Amarela




E se vocês não gostam de bolos tradicionais, podem optar ainda por ter belas e saborosas tortas, que podem ser de frutas ou com cremes frutados. 


Nessa hora é bem legal optar por vários modelos e tamanhos para trazer uma dinâmica na mesa e inseri-las em meio as peças de doce para encantar e aguçar a curiosidade de cada convidado.











Bolo: Gemeli  - Foto: Estúdio Reversa



Independente de serem vários ou apenas um bolo, com um recheio tradicional ou composto por sabores diferentes, é bacana lembrar que nem só de sabor é feito um bolo. Sabe aquela expressão "comer com os olhos"? Cabe bem em relação ao bolo de casamento.


Atente para que ele não não perca o bom acabamento e elegância de um bolo de casamento, mas que sugira ser saboroso, que traga aos convidados o desejo de comer. 


Dica: Flores naturais e uma bela base podem ajudar a trazer esse encantamento.

Foto: Foto Globo



E falando em flores... 


Saber escolher quais flores estarão em seu bolo é bem importante. Isso porque nem todas as flores podem ser utilizadas por serem tóxicas caso ingeridas. Por aqui, gostamos de usar pequenos botões e galinhos verdes para aquele toque especial. 


Vale também pensar no uso de suculentas, que trazem um charme todo especial. 


Bolo: Bom Bocado - Foto: Sweet Sail




E o topo do bolo, como fazer ?


Temos percebido que o uso de topo de bolo tem sido cada vez menor. 

Mas temos noivos dedicados que buscam ter personalidade no topo quando usam . 


A Camila o Carlos queriam algo delicado. Como ela é artesã de mão cheia, ela própria elaborou o topo de bolo com um fino e delicado arame. 


As tonalidades do chantilly e as delicadas flores que a confeiteira inseriu fez com que tivéssemos esse delicadeza de bolo que super combinou com os noivos.













Bolo: Jardim Amélie - Foto: Cadeira Amarela 


Abaixo temos alguns outros modelos de topo de bolo para inspirar sua criatividade. Vale lembrar, que o importante é trazer a personalidade de vocês para cada detalhe. Desde o sabor do bolo até o topo que será utilizado.

Por isso não tenha receio de provar vários recheios e combinações, e testar distintas decorações e topos de bolo. Acima de tudo, divirtam-se neste processo e curtam cada momento!